23 setembro 2006

A primeira temporada de... "Coupling" (2000-2004)

A versão britânica de "Coupling" é assustadoramente genial. O humor e a construção da estrutura narrativa são os pontos fortes desta série, cuja popularidade deu origem em 2003 a um spin-off americano. Na primeira temporada, existem dois episódios que merecem especial destaque - Sex, Death & Nudity e The Girl with Two Breasts.
O primeiro tem como principal assunto o funeral da tia de Jane (Gina Bellman). Como Jane não contou à família que se separou de Steve (Jack Davenport), o ex-namorado da repórter de trânsito acaba por acompanhá-la nesta ocasião triste, mas... leva a actual namorada, Susan (Sarah Alexander), que por sua vez leva o ex-namorado, Patrick (Ben Miles), que por sua vez convida a melhor amiga de Susan para ser a sua companhia (Sally/Kate Isitt) e, claro, se toda a gente vai, Jeff (Richard Coyle) também não pode faltar! Este episódio é hilariante e o conceito da pequena risota que se transforma numa enorme gargalhada é, provavelmente, a chave deste sucesso. Até há uma cena que evoca Reservoir Dogs/Cães Danados (1992), de Quentin Tarantino.
The Girl with Two Breasts é uma espécie de ensaio humorístico sobre os problemas de comunicação - Jeff conhece uma atraente israelita, mas não consegue comunicar com ela porque ela não fala inglês e ele não fala israelita. Contudo, curiosamente, ambos pensam que estão a compreender o que o outro diz. O pormenor de ver a mesma cena do ponto de vista de um e do outro é mais uma vez hilariante.

[Classificação] comédia assustadoramente genial 9/10

A primeira temporada

Ep. 1: Flushed
Ep. 2: Size Matters
Ep. 3: Sex, Death & Nudity
Ep. 4: Inferno
Ep. 5: The Girl with Two Breasts
Ep. 6: The Cupboard of Patrick's Love
Na televisão portuguesa, a série "Coupling" era transmitida até recentemente pelo People & Arts. Outro canal que ocasionalmente a exibe é o BBC Prime.

Sem comentários: