30 outubro 2006

O elenco de... "That '70s Show" (1998-2006)

Na cave da família Forman, seis adolescentes vivem os anos 70...

Topher Grace (Mona Lisa Smile, In Good Company) é Eric Forman, um jovem desajeitado que, apesar de tentar ser rebelde como os companheiros, dificilmente comete os pequenos crimes para os quais é desafiado, como sair de um restaurante sem pagar o jantar. Namora com Donna, a sua vizinha do lado, e entra frequentemente em confronto com o pai, Red (Kurtwood Smith).
Laura Prepon é Donna Pinciotti, uma rapariga independente que não se conforma com a submissão das mulheres aos homens. Inteligente e responsável, é filha de Bob (Don Stark) e Midge (Tanya Roberts).
Ashton Kutcher (Cheaper by the Dozen, A Lot Like Love) é Michael Kelso. Convencido do seu sex appeal, Michael combina uma boa dose de ignorância com alguma maldade inofensiva. Adora ver os outros a queimarem-se ("Burn!"), mas detesta quando é ele a vítima das partidas alheias. Namorou com Jackie, mas tudo acabou porque Kelso traíu-a com Laurie (Lisa Robin Kelly), a irmã atiradiça de Eric.
Mila Kunis ("Family Guy") é Jackie Burkhart, uma menina rica e mimada. Gosta de ser o centro das atenções e de namorar... Adora que Fez a idolatre, tenta conquistar Hyde e mantém a esperança de voltar para Kelso. Além disso, é egocêntrica e os seus diálogos com Donna, a sua melhor amiga, são prova disso.
Danny Masterson ("Party of Five", "NYPD Blue", "Cybill") é Steven Hyde, o líder rebelde do grupo. Devido à sua instabilidade familiar, foi "adoptado" pelos Forman e, de certa forma, convertido aos seus valores morais. É claro que ele não o admite, mas no fundo sabe que já não consegue ter as mesmas atitudes inconscientes do passado.
Wilmer Valderrama ("Mad TV") é Fez, o estrangeiro. Trapalhão e divertido, é a cereja no topo do bolo. Nada se compara às suas intervenções, aos seus problemas, às suas conquistas amorosas. Com ele, é tudo original, como se fosse a primeira vez que acontecesse.

Site oficial http://www.that70sshow.com

IMDb http://www.imdb.com/title/tt0165598/

Esta série foi exibida pela última vez nas madrugadas da TVI.

20 outubro 2006

As audiências de... "House M.D." (2004 - )

A Marktest divulgou ontem uma análise das audiências da série "House M.D."/"Dr. House" relativamente aos 45 episódios exibidos na TVI. Perfil do espectador: reside principalmente na Grande Lisboa, pertence sobretudo à classe C2, é maioritariamente do sexo feminino, tem normalmente entre 15 e 34 anos. Esta análise está disponível para consulta aqui.

Até recentemente esta série era exibida às quintas-feiras, após a meia-noite na TVI. Além disso, continua a ser transmitida pelo canal cabo Fox.

19 outubro 2006

A personagem... Dharma Finklestein Montgomery

Interpretada por Jenna Elfman, Dharma é uma personagem única na história das séries televisivas. Em "Dharma & Greg" (1997-2002), é a mulher da vida de Greg e provavelmente a pessoa mais louca do planeta. Educada por um casal de hippies, Dharma é adepta de um estilo de vida simples, livre de preocupações materiais e baseado nos sentimentos e emoções. Além de ser instrutora de yoga, gosta de meditar e acredita que quando algo lhe corre mal é porque o universo quer dizer-lhe alguma coisa. Por vezes obsessiva e neurótica, Dharma é normalmente extra divertida e imprevisível. E torna-se quase impossível não achar hilariante as suas idas às compras com a melhor amiga Jane (Shae D'Lyn), quando ambas fingem ser donas de casa dos anos 50 ou turistas alemãs, sempre com vestuário e linguagem a rigor. É através desses pormenores que Dharma conquista o espectador... talvez seja esse o charme desta loira alternativa.

[standing on the roof with a news helicopter overhead] I celebrate nature's awakening from her winter slumber! This is my dance to the spring! [takes her robe off]
Dharma Finklestein Montgomery/Jenna Elfman em "Dharma & Greg"

18 outubro 2006

Fox para (quase) todos

Boas notícias para os fãs de boas séries de televisão. O Fox está aberto a todos os assinantes da TV Cabo.

Canal Fox será emitido em sinal aberto até final do ano
A TV Cabo vai emitir o canal Fox em sinal aberto durante os meses de Novembro e Dezembro.
Assim, todos os clientes com serviço digital (cabo e satélite) poderão aceder livremente, já a partir do dia 1 Novembro ao Fox - disponível no canal 57. Para isso bastará desligar e voltar a ligar a powerbox. A TV Cabo pretende com isto ganhar mais aderentes ao seu serviço de televisão digital, o Funtastic Life. Ao longo destes dois meses o canal Fox dará especial destaque para as estreias das séries «Prison Break», «A Unidade», «Tru Calling: O Apelo», «Ossos», «O Meu Nome é Earl» e «American Dad».

17 outubro 2006

Um vídeo de... "Sex and the City" (1998-2004)

No YouTube há quase tudo. Para quem (como eu) já tem saudades de Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte aqui fica o video do final da série. Para recordar e recordar e recordar...





Carrie, you're the one
Mr. Big/Chris Noth
I miss New York. Take me home
Carrie Bradshaw/Sarah Jessica Parker

16 outubro 2006

A personagem... Jeff Murdock

Em "Coupling" (2000-2004), Jeff Murdock (Richard Coyle) é, sem dúvida, a personagem mais divertida. Com um acentuado sotaque gaulês, ele tem as ideiais mais disparatadas e impensáveis. As suas palavras favoritas dizem respeito à anatomia feminina - breasts, por exemplo - e é frequente escapar-lhe a frase mais inesperada no momento menos oportuno (sobretudo numa conversa com uma mulher atraente). Contudo, Jeff (ou Jeffrey) é irresistível. O seu olhar de miúdo fascinado pelo sexo é simplesmente delirante. Além disso, sofre de um trauma infantil relacionado com o facto de a mãe esculpir falos de forma profusa e esconder os defeituosos debaixo da sua cama (imagine-se os seus pesadelos!). É também ele o "autor" de muitas das originais teorias que conduzem alguns dos episódios da série - como o receio do "melty man" ou o fascínio pelo "breast octopus" numa aventura sexual a três.



I love the word naked, it's brilliant isn't it, 'naked'. When I was a kid I used to write the word naked on a bit of paper hundreds of times and rub my face in it.
Jeff Murdock/Richard Coyle em "Coupling" (séries I a III)

11 outubro 2006

Recordar... "Party of Five" (1994-2000)

"Party of Five"/"Adultos à Força" é sinónimo de... Cinco irmãos que, de repente, ficam sós no mundo. Cinco idades diferentes, cinco personalidades distintas. Cinco vidas que atravessam fases próprias, enfrentam problemas específicos e esforçam-se por superar dificuldades.
Esta foi uma das minhas séries favoritas quando era adolescente e ainda nos primeiros anos de faculdade. Recordo-me de programar o vídeo para gravar os episódios da semana e, quando regressava a casa no fim-de-semana, vê-los quase sempre de seguida, sem parar. Recupero agora a família Salinger: Charlie (Matthew Fox, actualmente um dos protagonistas de "Lost"), Bailey (Scott Wolf, que participa na nova série da ABC, "The Nine"), Julia (Neve Campbell, que está neste momento envolvida em várias produções cinematográficas), Claudia (Lacey Chabert) e o pequeno Owen (Jacob Smith nas últimas duas temporadas da série).




Salvo erro, esta série foi exibida pela última vez na TVI. Valia a pena repor.

09 outubro 2006

A reposição... "The King of Queens" (1998 - )

A SIC Mulher volta a apresentar "The King of Queens"/"Eu, Ela e o Pai" de segunda a sexta-feira, às 20h30. A série conta com Kevin James, Leah Remini e Jerry Stiller nos principais papéis e traz-nos o quotidiano do casal Doug (James) e Carrie (Remini), que se vê obrigado a coabitar com o respectivo sogro e pai, Arthur (Stiller). Amigos e peripécias à mistura, esta é uma comédia divertida e descontraída. Ideal para a hora do jantar, depois de um dia de trabalho. Está em exibição a série VII, gravada entre 2004 e 2005.

O último episódio de... "Sex and the City" (1998-2004)

Depois de seis temporadas, as quatro amigas nova-iorquinas despedem-se de nós como quem diz que a vida continua, mas não no pequeno ecrã. Porque "Sex and the City"/"Sexo e a Cidade" baseava-se na procura do amor e, no 94.º episódio, cada uma das suas personagens percebe, finalmente, que está verdadeiramente apaixonada. Por mais lamechas e cliché que tudo isto possa soar, só quem acompanhou as aventuras de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) compreende o que isto significa. Numa cidade gigantesca onde os imperativos são o sucesso profissional, a moda, o glamour, como é que uma mulher consegue encontrar alguém especial? Sem essa outra pessoa, até pode achar que tem tudo o que precisa... mas terá mesmo? Veja-se o caso da playgirl Samantha: uma mulher de sucesso, múltiplos parceiros sexuais, mas sozinha (e como é bom ter companhia quando, por acaso, acordamos com uma constipação e precisamos de atenção, cuidados e miminho).
Se tivesse de escolher uma destas quatro personagens e dizer "eu sou assim", não conseguia. Prefiro pensar que tenho um pouco de cada uma - talvez menos de Samantha do que, por vezes, gostaria... - e que estas quatro amigas, com as suas histórias, aventuras e dramas ficcionais, ajudam-me a compreender a realidade, os seus desafios e as suas surpresas. Acho positivo quando uma série de televisão assume este papel - é ficção, mas também uma proposta para olhar o quotidiano, a vida, o mundo.
Gostei de ver Carrie e Big (Chris Noth) a rebolarem-se no chão depois do reencontro em Paris, Miranda a apoiar Steve (David Eigenberg) quando ele mais precisava, Charlotte e Harry (Evan Handler) a comemorarem a adopção de uma bébé chinesa, Samantha a acreditar finalmente no amor de Smith (Jason Lewis). São estas as principais emoções que vou guardar do último episódio desta série, juntamente com a certeza de que não foi a última vez que ouvi o tema inconfudível dos Groove Armada.


Site oficial http://www.hbo.com/city/

IMDb http://www.imdb.com/title/tt0159206/

Esta série é habitualmente transmitida pela SIC e hoje é possível rever os dois últimos episódios da sexta temporada na SIC Mulher.

05 outubro 2006

Notícias de... "Lost" (2004 - )

Começou ontem, dia 4, a terceira temporada de "Lost"/"Perdidos", a série de culto criada por J. J. Abrams, no canal americano ABC. E é já neste primeiro episódio que o brasileiro Rodrigo Santoro se junta ao elenco.

Terceira temporada de «Perdidos» estreia hoje nos EUA

A terceira temporada da série Perdidos estreia esta quarta-feira no canal norte-americano ABC. O primeiro episódio intitula-se «A Tale of Two Cities», uma referência ao romance de Charles Dickens.
Jack, Kate e Sawyer iniciam a nova fase da história separados do grupo, reféns dos misteriosos «Outros». As três personagens serão obrigadas a trabalhar em péssimas condições.
O segundo episódio da terceira temporada explica o que aconteceu com Locke (Terry O´Quinn), Desmond (Henry Ian Cusick) e Eko (Adewale Akinnuoye-Agbaje) após a destruição da escotilha no final da segunda temporada.
A nova série de episódios conta com a participação do actor brasileiro Rodrigo Santoro, que interpretará Paulo, um misterioso sobrevivente que se apaixona pela personagem de Kiele Sanchez.
A estreia da terceira temporada da série, que conta a história de um grupo de passageiros que tenta sobreviver numa ilha misteriosa, ainda não tem data prevista para Portugal.

04-10-2006 17:03:44

in Diário Digital - TV



As duas primeiras temporadas desta série foram exibidas em Portugal pela RTP 1 e pela Fox.

04 outubro 2006

Novidade... "The Nine" (2006 - )

O drama "The Nine" estreia-se hoje no canal americano ABC e conta com Scott Wolf ("Party of Five"/"Adultos à Força") num dos principais papéis. Seguindo o modelo de "Lost"/"Perdidos", apresenta como ponto de partida um assalto num banco que vai mudar as vidas de nove reféns.

After a Bank Robbery Ends, the Real Drama Begins
By ALESSANDRA STANLEY
Published: October 4, 2006

The best love stories grow out of a chance encounter. And thrillers are most intriguing when carefully planned crimes crumble into random acts of violence.
“The Nine,” an ABC drama that begins tonight, has a bit of both. A bank heist in Los Angeles goes awry and something terrible happens. Once the siege is over, the nine hostages, most of them strangers, emerge sharing secrets and unexpected bonds.

in New York Times - Television


03 outubro 2006

Um diálogo de... "Coupling" (2000-2004)


Patrick: You can come inside, if you like.
Sally: Yes, but can you?

in The Melty Man Cometh (2.ª temporada, episódio 4)




Na televisão portuguesa, a série "Coupling" era transmitida até recentemente pelo People & Arts. Outro canal que ocasionalmente a exibe é o BBC Prime.